segunda-feira, 21 de setembro de 2015

A ponte entre o autor e a Editora


A vida de um autor de livros mudou muito. Hoje temos computadores, internet, pendrives. Mas pense em como era há 40 anos, – talvez isso seja antes de você nascer! – sem internet, sem computador, sem nenhuma ferramenta para escrever seu livro exceto o papel e a caneta, ou a máquina de escrever. E essa era a parte fácil. A parte difícil era publicar seu livro, principalmente se você era um(a) autor(a) iniciante.

Havia uma grande editora, a maior na época, que se vangloriava de ter os endereços e telefones de TODAS as livrarias do Brasil num catálogo. Esse catálogo era guardado a sete chaves no cofre da empresa. O recado era: nós temos o acesso às livrarias. Se quiser que seu livro chegue ao leitor, terá que falar conosco.

Só que essa editora (assim como todas as grandes) não publicavam livros de autores iniciantes. A maioria dos livros não passava de um calhamaço com as páginas originais, guardadas para sempre nas gavetas do tempo.

Hoje aquela grande editora já foi comprada por outra. E o tal catálogo com os endereços das livrarias virou nada. Basta que se pesquise no Google e ter-se-á todos os endereços que se queira.

O autor pode optar por publicar por uma das milhares de editoras que nasceram com a internet. Ou pode até mesmo publicar por conta própria, com ou sem a assessoria editorial de uma empresa.

A Editora Sucesso tem justamente a proposta de valorizar o autor iniciante, dando-lhe todas as condições de publicar seus livros e competir pelo mercado.

Embora os livros no Brasil ainda sejam quase todos em papel, eles se beneficiam da ferramenta que é a informática (para que o autor possa escrever com muito mais facilidade) e da ferramente que é a internet.

Não haverá mais monopólio da publicação de livros, graças à mídia de todas as mídias, a internet. A web funciona como uma ponte, tanto entre o autor e a Editora, como também entre o autor e seus potenciais leitores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário