quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

A paixão dos brasileiros pela internet

Imagem: renjith krishnan / FreeDigitalPhotos.net
Nesta semana tivemos a confirmação de que, em 2011, o Brasil foi o país que mais cresceu em número de usuários do Facebook. Já estamos em quarto lugar no mundo.

O mesmo ocorreu com o Orkut. Criado pelo engenheiro Orkut Büyükkökten e sua equipe, o Orkut fez tanto sucesso que, em 2008, o Google transferiu a administração do Orkut para o Brasil, devido à quantidade de usuários brasileiros.

É neste enorme potencial que as editoras apostam ao lançar seus títulos em formato digital.

No entanto, para que este potencial se transforme em realidade no caixa das pequenas editoras, há que se acelerar o passo. Como já dissemos aqui, o eBook pode ser um caminho para que as pequenas editoras cheguem com mais força ao mercado, já que os custos de produção de um livro digital são bem menores do que os de um livro em papel.

Com o livro digital é possível reduzir o tempo entre a entrega do livro pelo autor e a finalização do trabalho da Editora, já que não se depende de uma gráfica.
A procura por eBooks está diretamente ligada à atração pela internet. O eBook é praticamente indissociável da web. Quanto mais familiriadade alguém tenha com a internet, tanto maior é a possibilidade de que essa pessoa se interesse em comprar um eBook. Aliás, já encontramos pessoas de todas as idades que dizem não ter mais paciência para ler em papel, que leem todos os livros em formato digital.

No entanto, como já afirmamos, o livro em papel não acabará. Pelo menos não nos próximos 50 anos. Uma coisa não exclui a outra. Tanto isso é verdade que, nos EUA, o país que ama novas tecnologias, está crescendo as vendas de discos de vinil (os LPs).

O ano de 2012 promete ser excelente para a economia brasileira. Terminamos 2011 com recorde de geração de empregos, recorde de vendas de automóveis e recorde de compras natalinas. O consumidor brasileiro está ávido por produtos de qualidade. Na área de eletrônicos, os tablets e eReaders (mais tablets do que eReaders) estão vendendo como água no deserto ao meio-dia (1). Que esses tablets sejam usados também para a leitura de bons livros.
_______________
 (1) Só para lembrar, aqui está o artigo no qual explicamos a diferença entre tablets e eReaders.

Nenhum comentário:

Postar um comentário