terça-feira, 1 de novembro de 2011

Software da semana - Firefox

Mozzila Firefox - rompendo paradigmas


Ícone do navegador Firefox
Firefox mordendo o Internet Explorer,
uma imagem bem-humorada que circula na net

Havia uma dificuldade inicial para quem se propõe a conhecer o sistema operacional Linux: eram os paradigmas estabelecidos pelo sistema operacional dominante. Um exemplo: para quem não tem experiência com computadores, aquela letra e azul era sinônimo de internet, e não o ícone de um navegador específico, de uma empresa específica. No Linux, não há Internet Explorer. Nesse sistema operacional, usa-se outros navegadores, bem melhores, como o Firefox.

Hoje, mesmo para quem usa o Windows, os horizontes se abriram. As pessoas já sabem que têm mais opções, pois estão mais informadas. Na Europa, no início deste ano, a empresa StatCounter emitiu relatório informando que o Firefox é o navegador mais usado no Velho Continente, superando o Internet Explorer.

Na estatística mundial, o IE ainda está na frente, com 46,9% de participação, seguido por Firefox com 30,7%, Chrome (14,8%), Safari (4,79%) e Opera (2,07%). No Brasil, o IE lidera, com 46,86%, e é seguido pelo Firefox e pelo Google Chrome, com cerca de 26% cada um. Safari e Opera aparecem, respectivamente, apenas com 0,69% e 0,53% da preferência.

Por que experimentar outros navegadores se meu computador já veio com o IE?

Em geral, as pessoas que compram seu primeiro computador usam o IE simplesmente porque ele vem junto com o Windows. Aliás, isso ocorreu, originalmente, porque a Microsoft fez uma guerra desleal contra o saudoso navegador Netscape, da empresa Netscape Communications Corporation. Aliás, precisamos dar crédito a quem o merece: a Netscape desenvolveu o protocolo Secure Sockets Layer (SSL) para garantir a comunicação on-line, que ainda é amplamente utilizada, bem como JavaScript, a linguagem mais utilizada para certos tipos de scripts de páginas web.

Mas hoje, o monopólio de navegação está terminado. Se entrarmos no site de downloads Baixaki, e escolhermos a opção navegadores, teremos uma lista de várias páginas, que inclui o Firefox, Chrome, Opera, Safari, Orca, SeaMonkey, e muitos outros, dezenas deles.

Os navegadores disponíveis são todos gratuitos. Cada um tem sua particularidade. O Firefox foi dos primeiros (senão o primeiro) que utilizou o prático sistema de abas. Mas o principal atrativo é que, com ele, o internauta está no controle. O Firefox permite, facilmente, alterar TODAS as opções de navegação, registro de histórico, preferências, etc.

Então, se você ainda está preso ao IE, experimente um mundo novo lá fora, com o Firefox.
____________
PS.: esta matéria foi motivada por uma ajuda que prestei a uma amiga. Ela precisava acessar um site de órgão público que gravaria determinados arquivos em seu computador. O IE simplesmente se recusava a fazer o serviço. Com o Firefox, o problema foi resolvido em 2 minutos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário