domingo, 13 de novembro de 2011

A qualidade do livro

O eBook maltratado



Nos últimos tempos, entrei em contato com ótimos eBooks, no Kindle. Mas também com eBooks mal escritos, mal diagramados, com erros de português e de digitação.

O eBook é muito mais do que um livro. Digamos que hoje ele ainda mantém laços com o livro. Mas a tendência é que ele se torne uma forma nova de arte, que mistura música, literatura, cinema e artes plásticas. Isso será possível em breve, com a evolução do formato epub.

Mas deveríamos todos encarar, desde já, como arte, da mesma forma que o livro em papel. Mesmo que não seja literatura, que seja um livro técnico, é arte. Assim, deve ser criado da melhor forma possível, com esmero, poesia e estética.

Erros de português todos cometemos. Para isso existe a cuidadosa revisão. Correndo o risco de ser cabotino, deixo registrado aqui que as revisões da Editora Sucesso são tão cuidadosas que, às vezes, uma única frase é motivo de debate durante 5 ou 10 minutos, até decidirmos por uma solução. (1)

Na década de setenta, durante meu curso de engenharia, estudei a Teoria da Relatividade no excelente livro de Robert Resnick, Introdução à Relatividade Especial. Pois o livro está tão bem diagramado, ilustrado e composto, que até hoje o guardo com carinho, embora já esteja com as folhas amareladas pelo tempo. É um livro técnico, mas também é um objeto de arte.

Os antigos compuseram os livros de pedra e argila que os arqueólogos estudam e guardam. Imagine-se se esses humanos do passado tivessem feito seus livros com displicência, achando que não eram importantes, que eram apenas uns rabiscos no barro. A humanidade sairia perdendo.

Um registro eletrônico provavelmente durará milênios, pois é espalhado por milhares de computadores ao redor do mundo. Então, sejamos carinhosos com os leitores e com os pesquisadores do futuro. Façamos os eBooks, cada vez mais, se aproximarem da perfeição, mesmo que saibamos que nunca iremos alcançá-la.


(1) Neste site, muitas vezes essa revisão não é possível, devido à dinâmica do blog. Por isso, erros aqui surgem em número maior, o que me incomoda sobremaneira, mas estamos procurando agilizar. Pedimos sua compreensão e nossas desculpas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário