sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Toda informação será digital?

Crédito da imagem: vichie81 / FreeDigitalPhotos.net
Note que a placa informativa, à direita da foto, é digital

No comércio, é cada vez maior o uso de informações digitais

Torno mecânico com visor digital

Nota-se uma mudança nos ônibus urbanos em quase todo o Brasil: o número do ônibus e seu destino agora são luminosos, com lâmpadas de led. O letreiro é controlado por um sistema computadorizado. Estão quase extintos aqueles letreiros antigos, que o motorista ou o cobrador tinham que mudar girando uma manivela.

Aliás, as manivelas em geral também estão quase extintas. Logo elas que foram tão importantes no final do século 19 até meados do século 20. Passamos para a era da informação, na qual até mesmo tornos, fresas e furadeiras têm uma tela digital.

A grande probabilidade é a de que, num futuro próximo, as informações sejam todas originárias de telas de computador. Isso foi previsto no filme Jornada nas Estrelas, série criada por Gene Rodenberry na década de 60, como podemos ver neste imagem:


Os registros da nave Interprise, seja o diário do capitão, o registro do oficial de ciências, Sr. Spock, ou os registro médicos do dr. McCoy, eram todos feitos em telas muito parecidas com um tablet.

Aliás, essa mesma série tinha os famosos comunicadores, muito semelhantes aos atuais celulares:


Os bebês de hoje utilizarão muito pouco o papel para se comunicar em sua vida adulta. Escolas e empresas utilizarão tablets. E, num futuro próximo, talvez formas ainda mais avançadas de comunicação digitalizada.

A "invasão" da comunicação digital está trazendo uma revolução, não só no mercado editorial de livros, mas também no mercado de revistas e jornais. Nos EUA, alguns importantes jornais já encerraram a publicação em papel e optarem pelo formato digital como opção.

A lei federal que classifica os tablets como computadores permitirá uma redução de preços de até 30%. Além disso, muitas empresas, como a Foxconn, já começam a produzir tablets no Brasil, o que também certamente contribuirá para a queda de preços.

Estamos num período de transição entre os veículos em papel e a comunicação digital. Essa transição certamente levará alguns anos. As empresas que se prepararem agora para esse novo paradigma, poderão tirar proveito dele em seus negócios.



Nenhum comentário:

Postar um comentário