quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Sobre os custos do eBook


Muito já se falou sobre os preços absurdos de certos eBooks na internet. As editoras, grandes e pequenas, ainda não entenderam que o eBook é outra coisa, diferente do livro em papel. Por isso cobram, muitas vezes, praticamente o mesmo valor pela obra em eBook ou em papel.

Para as pequenas editoras, o custo da impressão sempre é enorme, representando 70% dos custos totais. Para as grandes, que publicam tiragens maiores, essa porcentagem se reduz para 60%, ainda assim bem expressiva. Outros custos são a armazenagem e logística.

Ora, esses custos (impressão, armazenagem, logística) não existem para o eBook.

E há ainda uma importante questão: todos os custos do eBook são custos fixos, ou seja, são despesas feitas uma vez só: revisão ortográfica e gramatical, diagramação, arte da capa, registro da obra na Biblioteca Nacional, código ISBN.

É diferente com o livro em papel que tem o custo contínuo da impressão: nova tiragem, nova impressão.

E ainda assim algumas editoras insistem em manter o preço do eBook bem próximo do preço do livro.

O que essas editoras não percebem é que estamos numa corrida. Em se tratando de eBook, não há diferença se quem o publica é uma editora pequena ou grande, ou mesmo outra empresa que não seja do ramo editorial, já que eBook não é livro, nem jornal, nem revista, nem gibi: é um arquivo digital. Todos estamos disputando um lugar no mercado.

Por que não um eBook de 100 páginas por, digamos, R 6,00? É perfeitamente possível! Até lançamentos em papel já foram feitos por esse valor!!


O público que consome eBooks é um público experiente no mundo digital. Eles sabem que as empresas podem perfeitamente, vender um eBook por preço menor. E não perdoarão as editoras que insistirem em preços fora da realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário