terça-feira, 11 de outubro de 2011

Fórum - o PC morreu?



O PC morreu! Vida longa aos tablets. Essa foi a manchete de uma grande revista nacional em uma edição de novembro de 2010. 

Já vimos essa estória antes. Quando do surgimento do cinema, diziam que seria o fim do teatro. Quando do surgimento da TV, que isso resultaria na extinção do cinema. Da mesma forma quando a recém-nascida televisão supostamente eliminaria o rádio. Etc, etc, etc. 

Ironicamente, esses profetas da falecimento de tecnologias não previram diversos casos de morte. Não houve manchetes dizendo: a máquina de escrever morreu! Vida longa ao PC. Ou então: a máquina fotográfica com filme morreu! Vida longa à fotografia digital. 

A revista que publicou a manchete mecnionada até dava o exemplo de uma empresa na qual os representantes comerciais haviam recebido, no lugar dos antigos PCs, iPads. 

Naturalmente, a manchete é irreal. Os tablets conseguem fazer muita coisa. Mas são incapazes de realizar inúmeras tarefas também. Os sistemas operacionais dos PCs e notebooks têm como abrigar softwares que não há como rodar em tablets. 

Como os tablets e netbooks custam bem menos do que o PC, uma grande parte da população do Brasil e do mundo acabam tentando usar esses equipamentos no lugar dos PCs e notebooks. E, de fato, é possível conseguir uma razoável inclusão digital com isso. Ler e-mails, consultar notícia, escrever textos, ler livros, revistas e jornais. Ouvir música. Assistir filmes. Tudo isso é possível com tablets e netbooks. 

Mas há coisas que eles não fazem. Uma planilha de cálculos mais pesada (digamos, 50 mb), muito comuns no mundo corporativo, exigem sistema operacional Linux, Wndows ou OS. Programas de computação gráfica, como os usados em filmes, exigem não só um PC, mas vários deles ligados em série para reduzir o tempo de processamento. 

Aliás, processamento de programas da área de computação gráfica exigem um PC com memória temporária de 16 gb ou mais. Isso ainda está muito além do que um tablet pode fazer. 

Então, temos que ter um certo cuidado de não aceitar, passivamente, manchetes que parecem encomendadas pelas empresas que produzem os tablets. Não jogue fora seu PC ainda. Aumente a memória RAM, compre um HD externo para ele. Seu PC ainda tem muitos anos de vida útil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário