quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Tecnologia - notícias estimulantes

Comecemos este artigo com notícias da banda larga:

PNBL chega a 92 cidades do Ceará em outubro


Uma parceria entre a Telebras e a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) viabilizará a conexão à Internet de 92 cidades do estado a partir do próximo mês. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (22.09) pelo presidente da Telebras, Caio Bonilha, durante debate sobre o Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) e perspectivas para a universalização do serviço realizado na Universidade de Brasília.
A parceria foi firmada no último dia 31 de agosto e envolve 2,5 mil quilômetros de fibras da Etice instaladas no Cinturão Digital do estado, bem como fibras ópticas que estão nas linhas de alta tensão da Chesf. Segundo Bonilha, nesta semana ocorreu a interligação da rede de ambas as empresas e está em definição qual delas fará a comercialização junto aos provedores de internet que atuam nas 92 cidades contempladas. Para o presidente da Etice, Fernando Carvalho, a iniciativa evita a duplicação de esforços e possibilita ampliar o acesso à banda larga de qualidade no estado.

Durante o debate, o presidente da Telebras destacou o papel dos pequenos provedores de internet que são principais parceiros responsáveis pela conexão dos usuários finais atendidos pelo PNBL. Ele lembrou que apesar de ocupar apenas 10% do mercado, o segmento emprega, direta ou indiretamente, entre 120 e 130 mil pessoas no país. “Os pequenos provedores são os que desenvolvem a banda larga na franja das grandes cidades e no interior do país”, disse.

A notícia completa está aqui. Aliás, comentário en passant: o preço das ações da Telebras subiram quase 100% em 40 dias, mostrando que o mercado sabe e/ou espera que a expansão da empresa seja expressiva nos próximos meses.

Combine-se esta informação alvissareira com esta outra:

25 empresas querem fabricar tablets no Brasil

Pouco tempo depois de afirmar que os primeiros tablets fabricados no Brasil com base na MP que reduz impostos chegarão ao mercado em setembro, Aloizio Mercadante, ministro da Ciência e Tecnologia, disse hoje (12/8/2011) que 25 empresas já manifestaram interesse em produzir esse tipo de dispositivo no país.

De acordo com Mercadante, entre as companhias que fazem parte desta lista estão: Apple, Itautec, LG, Motorola, Positivo, Samsung e Semp Toshiba. Das 25 empresas, 9 já estão praticamente licenciadas, indicando que a sua produção poderá começar em breve: AIOX, Envision, LG, Motorola, MXT, Positivo, Samsung, Semp Toshiba e Sanmina-SCI.

O ministro espera que o mercado brasileiro já conte com tablets produzidos nacionalmente nas festas de fim de ano: “vai ser abundante [a oferta] e eu acho que nós vamos ter, no Natal, muitas opções de qualidade, de preço, de formato. A concorrência é o melhor caminho para o consumidor usufruir [de um produto]”.

Leia esta informação aqui.

Combinando as duas notícias, concluímos que:

É o grande momento do Brasil (e do Mercosul) para se estabelecer fortemente no universo dos tablets, da internet universalizada e, por consequência, do eBook.

As pequenas editoras podem aproveitar esse momento para crescer como nunca antes...

Nenhum comentário:

Postar um comentário