domingo, 18 de setembro de 2011

Em bom português

As idiossincrasias do jornalismo

Em outro ponto deste espaço mencionamos que o jornalismo brasileiro segue o modelo de superficialidade e futilidade que impera no jornalismo dos EUA. Um dos resultados inevitáveis dessa opção é a degradação do idioma pátrio. Neste artigo abordamos alguns desses desastres linguísticos.

A praga do "conferir"

Quantas vezes já ouvimos, no rádio ou na tv, algum jornalista, referindo-se a algum espetáculo de arte, dizer:

- Vale a pena conferir.

Este site-blog considera essa frase uma bobagem, um cacoete, enfim, uma parvoice aureolada. Afinal, segundo o dicionário, o verbo conferir significa "verificar se está correto".
[Do lat. *conferere, por conferre.]
Verbo transitivo direto.
1.Ver se está certo; comparar, confrontar, verificar:
Levou longo tempo a conferir o recibo.
2.Dar, conceder, outorgar:
Na confissão o sacerdote confere o perdão dos pecados.
3.Jur. Trazer à colação; colar, colacionar.
Verbo transitivo direto e indireto.
4.Comparar; confrontar, cotejar:
Conferiu as provas com o original;
“Passei uma última vez pela Livraria José Olímpio, na Rua do Ouvidor, para conferir minhas recordações com os objetos que a elas estão ligados.” (Carlos Drummond de Andrade, Fala, Amendoeira, p. 49).
Algum crítico de arte, sabe-se lá há quantos anos, resolveu ser engraçadinho e usar o verbo conferir, ao invés de assistir, visitar, apreciar. E essa bobagem se espalhou rapidamente, tornando-se um modismo e, depois, um cacoete que persiste até os dias de hoje. Nunca use!! Se você já usou, ajoelhe-se em tampinhas de Crush. Viradas para cima, evidentemente.

O tempo instável, mas que é estável

- Hoje o dia será chuvoso na parte da manhã, à tarde e à noite. Teremos, portanto, tempo instável em todo o decorrer do dia.

Ora essa, se o tempo não mudará durante todo o dia, ele será estável, e não instável, já que, segundo o dicionário, instável é aquilo que não permanece igual.
instável

[Do lat. instabile.]
Adjetivo de dois gêneros.

1.
Não estável; inconstante, mudável, mutável:
Solo instável

2.
Volúvel, inconstante:
gênio instável.

3.
Móvel, movediço. [Opõe-se a estável.]
Portanto, o tempo será chuvoso durante todo o dia, mas não instável. Tempo instável é aquele momento de transição antes da chuva, quando o céu se acinzenta, prenunciando um temporal. Como a maioria dos jornalistas (salvo as honrosas exceções) tem um raciocínio, digamos, um pouco lento, dentro de uns 200 anos eles perceberão esse erro.

Língua culta e língua popular

Como o nível do ensino fundamental decaiu muito em vários estados do Brasil, os que teriam a função pública de zelar por um idioma culto, o desprezam.

Não se trata de menosprezar o falar do povo. Ao contrário, neste artigo publicado anteriormente já apresentamos um vídeo da Editora Abril que valoriza o idioma dos mais simples. Esse vídeo mostra que não se pode considerar "errada" a expressão linguística popular, pelo simples motivo de que o idioma é vivo e está em constante transformação. Essas mudanças são produzidas, justamente, pelas formas populares da língua que acabam se dicionarizando.

Jornalistas deveriam ser representantes do idioma culto. Mas, em geral, não são.

As letras mudas tem que ser mesmo mudas

Sabemos que todos podemos errar. Mas há um limite.  É comum ouvirmos, no rádio e tv, palavras brasileiras e estrangeiras que apresentam consoantes mudas serem pronunciadas de maneira arrevesada. Como, por exemplo:

Amisterdan, ao invés do correto, Amsterdan;
Tissunami, ao invés do correto, Tsunami;
adevogado, ao invés do correto, advogado;
piscicólogo, ao invés do correto, psicólogo;
opitar, ao invés do correto, optar;
abidicar, ao invés do correto, abdicar;
subissolo, ao invés de subsolo.
Uma dúvida: o que é um "piscicólogo"? Será um especialista em criação de peixes (piscicultura)? Ou um especialista em piscinas?


Ouve-se, na mídia, várias pronúncias pobres do mesmo tipo, na qual as letras mudas são destruídas. Não se sabe se é um problema cognitivo ou de fala. Ou ambos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário