domingo, 25 de setembro de 2011

Como produzir um eBook de qualidade

Um eBook bem escrito, bem diagramado e bem revisado, se destaca na multidão.


Como este site-blog tem reafirmado, o advento do eBook está promovendo uma profunda transformação no mercado de livros.

Esta transformação é parte de um movimento maior que resulta da popularização dos computadores portáteis, sejam eles notebooks, netbooks, mas igualmente tablets e smartphones, os quais são também computadores, sem dúvida. Para os que (ainda) têm dúvidas sobre a classificação dos tablets e smartphones, basta lembrar que neles se pode navegar na internet, enviar e receber e-mails e acessar o Skype, Google Talk e MSN. Além de, claro, ler livros, muitos livros.

Um novo mercado se abre. Como ocupá-lo? Como produzir um bom eBook? Como comercializá-lo na rede?

Neste momento, o eBook ainda é considerado um livro digital. O próprio nome em inglês, eBook, significa livro eletrônico.É natural que seja assim agora, pois o ser humano, para classificar as coisas, sempre se baseia no que ele já conhece. Quando, no passado, algum moveleiro teve a ideia de fazer uma pequena mesa para colocar ao lado da cama, este móvel foi batizado de "criado-mudo", para que as pessoas conseguissem entender sua função e aceitá-la. O automóvel, em seus primórdios, causava muito medo nas pessoas. Por isso foi chamado de "carruagem sem cavalos", para que fosse gradualmente aceito.

Mas a mesinha ao lado da cama não é um criado. E o automóvel não é uma carruagem.Assim como o eBook não é um livro, dadas as amplas posibilidades que ele se nos oferece. Algumas delas:

- A mesma história pode ser contada do ponto de vista de vários personagens, e o leitor tem a opção de escolher um deles;

- O eBook pode conter links externos, que ajudem a ilustrar ou explicar melhor uma parte do texto;

- Em breve o formato epub, que está se tornando o formato universal para livros, permitirá a inclusão de sons e vídeos.

Junte-se a esses exemplos que, no eBook, é possível colocar ilustrações coloridas sem que o preço final se altere muito, já que se trata de um arquivo de computador.

Esses elementos enriquecem enormemeente o formato eBook, dando asas à imaginação do autor. E não estamos falando apenas de contos e livros ficcionais. Imagine-se as possibilidades de um livro didático, no sentido de torná-lo mais agradável, mais estimulante. Um eBook é uma forma nova de comunicação que alia as ferramentas do livro, da internet (os famosos links) da arte visual (fotos e imagens) e, em breve, do cinema, tv, rádio.

Se a internet é “a mídia de todas as mídias”, o eBook está, aos poucos, se tornando a essência dessa definição.

Com o crescimento do mercado do eBook, e consequente aumento da competição, os autores e editoras serão instados a usar TODOS os recursos que o formato eBook oferece, senão ficarão para trás na luta para conquistar o leitor.

Essa vocação do eBook para sintetizar todo o poder da comunicação digital encerra um grande poder. Uma ideia veiculada num meio de comunicação tão forte como um eBook, certamente se disseminará com rapidez e com pujança.

Mas para que o eBook tenha, de fato, essa potência, é preciso que ele apresente boa qualidade idiomática (revisão ortográfica e gramatical rigorosa) e qualidade na diagramação (que é diferente da diagramação de livro em papel), só para começar.

A premissa básca é que o livro agrade ao leitor. Nada substitui um bom conteúdo. Ao mesmo tempo, um livro bem escrito, mas que tenha uma apresentação sofrível, perde força,

Fato importante: no eBook o leitor navega, como se estivesse num site da internet.
O eBook tem que ser um arquivo navegável, isto é, o deslocamento pelas páginas e capítulos tem que ser facil, em poucos cliques. A leitura do eBook tem que ser agradável e lúdica.A boa navegabilidade depende, em grande parte, do formato do arquivo que contém o eBook.

Sobre formatos de arquivo para eBook

- O pdf é árido e cansativo, embora permita a inclusão de links, recurso que facilita, em parte, a navegação.Diversos manuais de softwares usam o formato pdf. Mas não recomendamos esse formato para eBooks.

- O formato flash (swf) é muito vistoso, com páginas virtuais que se dobram ao serem viradas, índice com links. Pode ser uma ótima alternativa. Mas tem sérios inconvenientes. Veja um exemplo de revista em flash aqui. Sobre o eBook em flash falaremos mais detalhadamente em outro post.

- O formato epub é o ideal. Permite boa navegação, boa diagramaçã. Além disso, é um formato aberto, isto é, não pertence a nenhuma empresa em particular. O formato epub é mantido e desenvolvido pela International Digital Publishing Forum (IDPF), um fórum internacional que inclui dezenas de membros, entre organizações sem fins lucrativos, editoras,  empresas de software e de hardware. Veja aqui a lista de membros participantes.

Continuaremos essa conversa sobre qualidade do eBook em outros posts, abordando mais especificamente diagramação e estética. E também, claro, falaremos sobre o comércio de eBooks, que é radicalmente diferente do comércio de livros em papel.


Nenhum comentário:

Postar um comentário