sábado, 27 de agosto de 2011

Fórum

Quem ama protege

A tecnologia tem andado em passos acelerados nas duas últimas décadas. Tão acelerados que acabam atropelando empreendedores, consumidores e governos. A cada novo avanço tecnológico, cadeias de produção são quebradas, empresas têm que mudar de ramo, comerciantes fecham as portas.

Um exemplo interessante é o que ocorreu com os CDs. Na década de 90 eles, gradualmente, substituíram os antigos LPs. Essa gradualidade permitiu que os fabricantes de discos, os artistas e as lojas se adaptassem. Mas, com o advento da internet, os CDs foram substituídos... pela pirataria. Não houve adaptação. Houve destruição.

A produção musical se reduziu bastante pois, no nosso mundo capitalista, a atividade profissional tem que gerar dinheiro.

Felizmente a sociedade está, nos dias atuais, começando a encontrar soluções para a produção musical, através da venda de música online, por exemplo. Mas essa solução demorou uma década. Se o mesmo acontecer à produção de livros, o estrago será bem maior, pois esse mercado conta com milhares de pequenas editoras que não suportariam passar vários anos sem retorno financeiro. Elas simplesmente fechariam, extinguindo milhares de postos de trabalho. Boas produções literárias não seriam lançadas.

A indústria editorial começa a entrar por esse mundo novo do eBook, um tanto desconfiada. As duas grandes editoras brasileiras, Saraiva e Cultura, adotaram a proteção criptográfica de seus eBooks, conhecida como DRM.

O DRM impede que usuários mal intencionados pirateiem os livros adquiridos. Em geral, esse sistema permite que o leitor "baixe" o livro seis vezes. Digamos que uma vez seja para o tablet, outra para seu notebook, outra para o PC de mesa, e mais três de reserva.

O DRM também permite que o leitor empreste o livro a seus amigos, como faria com um livro físico. Esse empréstimo tem tempo estipulado. Findo esse tempo, o livro não estará mais disponível no equipamento do leitor que recebeu o livro de empréstimo.

Os preços de eBooks são muito baixos, a partir de U$ 0,99, mesmo para lançamentos. Além disso, há livros gratuitos disponíveis legalmente na internet.

Parece bastante democrático. No entanto, alguns ainda resistem a entender o DRM como uma proteção necessária. Dizem, por exemplo, que o DRM é um desrespeito ao leitor honesto.

Essa é uma das principais discussões que desenvolveremos neste fórum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário